O Budismo Hokke Shū e a Nichiren Shū
'Hokke Shū' é um termo geral que designa as diversas Seitas de Budismo do Sutra do Lótus no Japão.
Estas tradições são divididas em três categorias: O Budismo Nichiren (Hokke Nichiren Shū), o Budismo Tendai (Hokke Tendai Shū) e diversos Novos Movimentos Religiosos como Reiyūkai e Risshō Kōsei Kai.
Todas as Seitas de Budismo Hokke Shū têm por base os ensinamentos do Sutra do Lótus; um texto Mahayana que constitui o culminar dos ensinamentos do Buda Shakyamuni e que revela a verdade última de Iluminação Intrínseca.
No caso da Nichiren Shū, ela é uma Seita de Budismo Nichiren fundada em 1872 na altura do governo Meji no Japão, quando o novo governo emitiu um decreto que obrigou a todas as linhagens de Budismo Nichiren a unirem-se numa única organização. No entanto, o Templo Minobusan Kuonji, estabelecido pelo Grande Bodhisattva Nichiren Daishonin em 1274, manteve-se como o principal Templo de Ordem. Assim, a Nichiren Shū constitui uma federação de linhagens que têm a sua origem nos ensinamentos do Grande Bodhisattva Nichiren Daishonin, um monge do período Kamakura que visionou um Budismo mais puro e direccionado para os ensinamentos do Buda Shakyamuni; isto numa época de declínio do Dharma no Japão, onde a religião era misturada com a política e o poder, o que ocasionava grande sofrimento.
O Grande Bodhisattva Nichiren Daishonin popularizou o Budismo numa altura em que só certas classes tinham acesso aos ensinamentos do Dharma; para tal, ensinou os Três Dharmas Secretos, uma doutrina simplificadora que visa a vivência universal da Via Budista na experiência de três pilares; a existência eterna e primordial do Buda Sakyamuni como Objecto de Devoção, um local de prática e o título sino-japonês do Sutra do Lótus: Namu Myōhō Renge Kyō.
Assim, a recitação do Odaimoku de Namu Myōhō Renge Kyō, tornou-se a prática principal do Budismo Nichiren, constituindo um reconhecimento experiencial dos ensinamentos do Buda e da sua natureza primordial eternamente Iluminada.
Como referi anteriormente, a Nichiren Shū institui uma federação de linhagens que se bem se nutrem das mesmas fontes que são o Tríplice Sutra do Lótus ('Tríplice' porque resulta da compilação de três Sutras, nomeadamente: O Sutra dos Significados Inumeráveis, O Sutra da Flor de Lótus Branca do Dharma Maravilhoso e O Sutra da Contemplação do Bodhisattva Sabedoria Universal) e os ensinamentos do Grande Bodhisattva Nichiren Daishonin; também respeita a autonomia e linhagem de cada um dos Templos na sua jurisdição e que mantêm enfoques, tradições e práticas diversas; reflexo da passagem pelo tempo e da benéfica influencia de Mestres do Dharma dedicados à preservação e difusão do Budismo Nichiren.
Namu Myōhō Renge Kyō!
Comentários
Enviar um comentário